Lobo do Lobo

(2020 - Canal Curta!)

Cada episódio da série tem como protagonista um(a) escritor(a), escolhido(a) entre os principais nomes da literatura contemporânea em cinco países da América Latina. O objetivo da série é que cada um dos escritores comente seu processo criativo, fale sobre seus livros, seus escritores prediletos, a relação entre a literatura e o seu país, entre outros tópicos. Trata-se de uma jornada pessoal, que une subjetividade, literatura, história e geografia.

Era uma vez em Venezuela

(2020 - Coprodução Venezuela-Reino Unido-Áustria e Brasil)

Sob os relâmpagos silenciosos do Catatumbo existe uma cidade aquática chamada Congo Mirador, ao sul do Lago Maracaibo, o maior campo petrolífero da Venezuela. Lá, as pessoas se preparam para as eleições parlamentares. Para a líder chavista do povoado, Tamara, cada voto conta, e faz todo o possível para obtê-los. Para Natalie, timidamente oposta, a política é uma arma para tirá-la do emprego de professora. A pequena Yoaini observa sua comunidade ficar lamacenta com a sedimentação, e sua infância sendo dissolvida. Como pode uma vila de pescadores sobreviver à corrupção, poluição e devastação política?

Festivais: Sundance Film Festival, HotDocs - Canadian International Documentary, Festival Internacional de Cinema de Toronto, Miami International Film Festival, XVI Festival do Cinema Venezuelano, IDFA, Festival Ibero_americano de Cinema - Cine Ceará

Prêmios: Cine Latino at Home 2020 - Film Society - Escolha do Público, Prêmio SFR do Júri - FIFAC 2020 - Melhor Diretora, Hot Springs - Festival de Documentários - Melhor Documentário Internacional, Festival del Cine Venezolano 2020 - Melhor Documentário - Prêmio Especial da Imprensa Venezuelana, Filme selecionado pela Venezuela para concorrer ao Oscar 2021.

Caixas Mágicas

(2020 - Canal Curta!)

A série se debruça sobre alguns dos grandes dramaturgos brasileiros, estabelecendo conexões entre suas biografias e obras, a partir da interação das linguagens do teatro, do cinema e da televisão. São eles: Joaquim Cardozo, Hermilo Borba Filho, Luiz Marinho, Oswald de Andrade e Hilda Hilst. O objetivo é trazer para o grande público de TV, com linguagem híbrida, arrojada e dinâmica, a força do teatro brasileiro. Em cada episódio, trechos dessas obras serão encenados dentro da caixa mágica, costurando e entremeando depoimentos dos convidados (estudiosos, amigos, parentes, encenadores, etc.), vídeos, imagens de arquivo, fotos e efeitos projetados em suas telas-paredes.

Disponível no streaming: https://tamandua.tv.br/series/caixas-m%C3%A1gicas

Siron. Tempo sobre tela.

(2019)
Selecionado na 43ª Mostra Internacional de Cinema

“Eu lembro mais das coisas que pintei do que das coisas que vivi”, diz, em certo ponto da abertura do filme, Siron Franco, 71, tido por críticos e estudiosos da envergadura de Ferreira Gullar como um dos maiores pintores brasileiros de todos os tempos. Encadeando pensamentos e memórias em associações inusitadas e reveladoras, a enfeixar o fluxo de tempo que brota da interação de um arquivo pessoal inédito com novas filmagens, o documentário “siron. tempo sobre tela” ilumina a personalidade e a arte do grande pintor goiano, ao se debruçar sobre os embates do artista com seu universo criativo.

Lama dos Dias

(2018)

Virada de 1989 para 1990. O Muro de Berlim acaba de cair, a era Tatcher chega ao fim, Collor é eleito presidente do Brasil e Recife recebe o título de uma das piores metrópoles do mundo para se viver. E é justamente aí, contra todas as apostas e probabilidades, que um grupo de jovens amigos fará surgir, a partir da falta de recursos e da manipulação de gambiarras tecnológicas, um dos movimentos mais importantes da história da música no Brasil: o manguebeat.

Quando os estudantes Bill, Farmácia, Adriana, Luli e Francisco conhecem a banda Psicopasso através de EZK, um funcionário da VASP com ambições de produtor, o grupo mergulha na lama nunca navegada da música e faz da falta de recursos e do excesso de criatividade e ousadia sua maior arma. Mal sabiam eles que esse movimento influenciaria toda uma geração.

Disponível no streaming: https://globosatplay.globo.com/assistir/canal-brasil/lama-dos-dias/t/fFpZDWvkr9/

Linhas Abertas

(2017)

Objetiva realçar o papel do urbanismo como instrumento fundamental na transformação da cidade, promovedor de mudanças físicas no espaço urbano, intervenção social, gestão institucional dos aparelhos públicos e a participação comunitária.

Pretende-se difundir exemplos bem sucedidos e as novas ideias de transformações do espaço urbano. Aproximar as pessoas das discussões do futuro das cidades e conscientizar de que mudanças no espaço físico, na melhora de nosso habitat, mexem com nosso sentimento de pertencimento, trazendo benefícios imediatos tanto para o indivíduo como para o coletivo.

Em cada episódio, a série entrevistará os idealizadores ou responsáveis pelas obras. Procurará saber da população sobre os benefícios ou malefícios de sua instalação. Ouvirá de críticos, especialistas em urbanismo/arquitetura, acerca da contemporaneidade e função social da obra. E, através de observação direta do movimento cotidiano, revelará o grau de aproximação e identificação do público.

Disponível no streaming: https://tamandua.tv.br/series/serie.aspx?serieId=574

 

República da Poesia

(2017)

O poeta Paul Eluard tem um livro intitulado "o duro desejo de durar". Este projeto é um importante registro da poesia, que tem o duro desejo de durar e buscar a eternidade da palavra e das imagens. REPÚBLICA DA POESIA pretende que a poesia permaneça
desestabilizadora, inquietante e capaz de emocionar, além de contribuir para a perpetuação da poesia brasileira. Muitas vezes conhecemos os versos de autores como Gonçalves Dias,

Olavo Bilac ou Augusto dos Anjos, mas pouco o quase nada sabemos sobre a vida desses autores e o contexto histórico de suas obras. Esta série de documentários biográficos busca preencher esta lacuna e mergulhar na vida e obra dos grandes poetas brasileiros ainda vivos ou já mortos. A ideia é percorrer as diversas fases da nossa poesia – as raízes, o arcadismo, o romantismo, o simbolismo, o parnasianismo, o pré-modernismo, o modernismo, até chegarmos aos nossos dias atuais.

Disponível no streaming: https://tamandua.tv.br/series/serie.aspx?serieId=573

Expresso

(2017)

Uma série de filmes documentais que se esforçam para penetrar nos alcances do Brasil, mostrando a relação entre os personagens locais e onde eles começaram a observar e refletir sobre o mundo ao seu redor. Se, na primeira temporada, o objetivo da série fosse apresentar a cultura como visto em diversos estados brasileiros e a perspectiva de alguns de seus personagens, a ideia agora é refinar essa perspectiva de uma forma mais crítica / poética, mergulhando nas conexões Entre essas pessoas e o universo ao seu redor: olhar profundamente para o aparecimento das coisas, sem perder de vista a riqueza de fatos, espaços e relações que propusemos em episódios anteriores. O Expresso Brasil II tenta abordar, de forma sensível, o perfil das cidades brasileiras como visto através de um tipo de ponto de vista muito particular.

 

 

 

Designers do Brasil

(2017)

Designers do Brasil é uma série documental com dez episódios de 26 minutos. A série aprofunda as trajetórias de alguns dos principais atores do design brasileiro, cada um com suas próprias especialidades distintas, como uma maneira de traçar um panorama da diversidade do campo e dos aspectos multidisciplinares.

O design brasileiro ganhou cada vez mais reconhecimento internacional, visto através dos muitos prêmios obtidos, algo que o público em geral não conhece. Esta série revela o universo criativo de cada designer e levanta questões importantes para o debate sobre as possíveis contribuições que países do hemisfério sul podem fazer para a cultura global como um todo.

 

 

 

Mish Mash - A Presença Judaica no Brasil

(2017)

Série que a cada episódio apresenta dois personagens de origem judaica, suas histórias e contribuições profissionais para o país. Mostra o que representa a identidade judaica para cada um, seus antepassados, e principalmente, seus legados nas áreas de arquitetura, artes, ciência, educação, economia, história, gastronomia, música, psicanálise e teatro. As narrativas são centradas nos personagens, acompanham suas rotinas diárias, utilizam imagens de arquivos pessoais e públicos com apoio de recursos gráficos, que dão unidade e visão dinâmica a cada trajetória.

 

 

 

 

Encourados

(2014)

Documentário vencedor de concurso do MINC para exibição nas arenas culturais. Encourados é forjado no contraste entre o esmero, a elegância, a perseguição do belo e a fatalidade de um cotidiano extremamente sofrido, da luta diária com a seca pela vida. O documentário proporciona um mergulho na beleza da cultura dos homens e mulheres que sobrevivem da lida com o gado no Sertão brasileiro contemporâneo, através de sua intimidade e a partir de seu principal símbolo estético, os ternos ou “armaduras” de couro.

Entre Vales

(2014)

Vicente é um economista, pai de Caio e marido de Marina, uma dedicada dentista. Ele tem uma vida comum em casa e no trabalho até que uma perda seguida de outra o levam a uma jornada de desapego. Uma história que aborda a fragilidade do homem e sua capacidade de se recriar. Direção de Philippe Barcinski. Premiações: 3ª edição do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE), Aracajú/SE – Brasil, setembro de 2013, vencedor de 4 troféus Ver ou Não Ver: Melhor longa, pelos júri ficial e popular, Melhor Ator para Ângelo Antônio e Melhor Atriz para Melissa Vettore.2013. No 8º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, recebeu II Prêmio Itamaraty para o Cinema Sul-Americano e o Prêmio do Público de melhor filme. CPB 13019354

Caverna Luminosa

(2012)

Documentário em primeira pessoa sobre a artista brasileira Denise Milan. Uma abordagem intimista sobre o seu processo criativo, suas referências familiares, sua visão de mundo, suas inspirações e a sua exposição Quartzoteca realizada na galeria Virgilo, São Paulo, em 2011. Belas declarações do poeta concretista Haroldo de Campos, do critico de arte fancês Jean Galard e do nosso criticio Jorge Coli completam esse retrato. Dirigido por Mônica Simões. CPB 13017785

Exilados

(2012)

Coprodução Brasil-Uruguai, da diretora Mariana Viñoles. O documentário é filmado como um diário. Através dos olhos da cineasta, que retorna para seu país depois de cinco anos no exterior, a câmera mergulha em seus arquivos de filme e em sua vida, para contar a história de seu pai, dois irmãos, e sua amiga íntima, que decidiram deixar o Uruguai em busca de novos horizontes. CPB 13018909

Magicamente Clementina

(2012)

Clementina Duarte é um dos principais nomes da joalheria artística no Brasil. Criativas e exuberantes, suas joias tem forte inspiração nos elementos brasileiros, como a arquitetura barroca, as curvas de Oscar Niemeyer, frutos, folhas, ondas e desenhos na areia da praia. Dirigido por Malu Viana Batista. CPB 13017832

Meu País, Nosso Mundo

(2012)

Série que acompanha protagonistas da Argentina, da Bolívia, do Brasil, do México, do Uruguai e da Venezuela por diferentes locais e biomas. Eles investigam problemas ambientais e buscam possíveis soluções. O conjunto dos episódios forma um verdadeiro painel da juventude latino-americana, que fomenta ações pela preservação do meio ambiente. CPB 13017177

Porn Karaoke

(2012)

Uma adolescente vê tatuagens surgirem no seu corpo depois de experiências eróticas. Adulta, as tatuagens somem e ela vai até um lugar misterioso – o Porn Karaoke – em busca do motivo do desaparecimento. Dirigido por Daniel Augusto. CPB 12016482

Os Latino-Americanos

(2011)

Realizada em parceria com jovens diretores e produtoras independentes com o objetivo de estabelecer um panorama dos elementos que nos distinguem e ao mesmo tempo nos identificam como latino-americanos. Cada documentário busca a identidade de uma nação, através do olhar particular de um diretor em seu país. Série de 12 episódios.

Esse nosso Matulão

(2011)

É possível definir o povo brasileiro a partir de seu gestual, de seu uso do corpo? Antonio Nóbrega, Carlinhos de Jesus, Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira procuram responder a essa pergunta, analisando suas trajetórias pessoais e as origens do samba, do frevo, do maracatu e de outras manifestações da cultura popular brasileira. Dirigido por Philippe Barcinski. CPB 12015844

José Bezerra - Aulazinha com a madeira

(2009)

José Bezerra é um artista singular com uma pluralidade de talentos: faz escultura, poesia, instrumentos musicais e música. O destaque é o seu trabalho como escultor. Esculpi troncos e galhos da região do Vale do Catimbau (PE), conferindo-lhes figuras de animais e pessoas. Bezerra canta o seu mundo. E fala de visões e inspiração. Dirigido por Malu Viana Batista. CPB 13017831

De Virada

(2009)

De Virada é uma série de documentários produzida pela TAL – Televisão América Latina - em parceria com o Governo Federal, através do Ministério da Cultura, Secretarias de Articulação Institucional e Políticas Culturais. A série é composta por dez documentários de 26 minutos, e tem por objetivo apresentar experiências positivas no campo da economia da cultura, mostrando a diversidade de caminhos possíveis e o grande potencial da cultura como geradora de emprego e renda. E, assim, demonstrando-a como agente de transformação social e individual em regiões onde a escassez parece predominante. O foco principal da série está nos jovens residentes em periferias de grandes centros urbanos, locais onde as oportunidades são poucas e as ofertas da contravenção, muitas. CPB 12015842

 

Edmundo Desnoes - Bocanadas
de Memória

(2008)

Documentário sobre o escritor e roteirista cubano Edmundo Desnoes, autor do livro Memórias do Subdesenvolvimento, que faz suas reflexões sobre a arte e a vida. Relata o depoimento de um homem que se mostra em suas ambigüidades, revelando uma visão muito particular de uma época. Tempo dos sonhos e das utopias.

Documentário selecionado para o Festival de Havana de 2008. Dirigido por Cecília Araújo, Juan Lopez e Hilton Lacerda.

Mario Gruber - Em Volta do Cavalete

(2008)

Mario Gruber pode ser considerado o primeiro artista pós-moderno da história da pintura Moderna brasileira. Filho da tradição pictórica da raiz da pintura brasileira é um expansor direto da pintura de Almoedo, Di Cavalcanti e Portinari. Deste, aliás, ele pode ser considerado o maior discípulo e que exerceu, porém, de maneira livre e intensamente fantástica o caráter do artista criador, imaginativo e revolucionário, inclusive com as ideias políticas de, no mínimo, três gerações de criadores e intelectuais de seu tempo, mas sem perder a noção do artista ao mesmo tempo brasileiro e universal. Mario Gruber, em volta do cavalete, documenta a vida de Mario no seu ateliê da Avenida Paulista, no ápice de uma trajetória polêmica, sedutora, imbricada de fantasia e realidade na qual não se distinguem mais o ser humano e sua figura como o artista, talvez, o mais libertariamente pintor e gravador, passageiro da história de mais de cinco décadas de carreira e discreto provocador de um presente emocionante e inesquecível. Dirigido por Lessandro Sócrates. CPB 13018882

 

Teimosia da Imaginação

(2008)

A inevitabilidade de soltar uma voz interior que teima em gritar, de interferir criativamente no mundo ao redor, apesar ou mesmo por causa de circunstâncias sociais, financeiras, psíquicas desfavoráveis. É sobre tal fenômeno que se debruça a série Teimosia da Imaginação, ao apresentar dez documentários de vinte e seis minutos cada, sobre dez mestres das artes plásticas de diversas regiões do Brasil, os/as quais iniciaram e desenvolveram suas obras de maneira intuitiva, sem qualquer formação artística oficial.
Assim, promovendo um mergulho no universo criativo e pessoal de cada um desses artistas, dando-lhes espaço para que eles mesmos se revelem ao espectador, Teimosia da Imaginação joga luz sobre, entre outras coisas, as fragilidades de categorizações das artes plásticas como popular, naïf, brut, etc. Na verdade, a série transcende a discussão sobre tais categorizações, flagrando sobretudo a desconcertante força criadora de um povo. CPB 12016141

 

Os Tempos da Aclimação

(2008)

Um documentário de 26 minutos, realizado em copatrocínio com a Prefeitura de São Paulo por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura - Projeto “História dos Bairros de São Paulo”. Coproduzido com a produtora Tempo Impresso e o Pacto Audiovisual. Dirigido por Alethea Silvestre e Cecília Araújo. Elas registram o bairro com base no depoimento de seus moradores e freqüentadores, convidados a interagir através de um meio de expressão à sua escolha: esporte, escultura, desenho, fotografia, culinária – ou simplesmente contando suas histórias. A artista plástica Mabsa explica as origens.

Irritando Fernanda Young

(2006/2007)

Série de programas para o GNT, apresentada pela escritora e roteirista de Os Normais. Trata-se de um talk-show temático, centrado nas irritações do cotidiano. Fernanda Young conversa com seus convidados sobre aquilo que tira o bom-humor do dia-a-dia. O programa tem também cenas curtas de ficção que abordam com humor o tema central.

United States of Piaui

(2006)

Videoclipe da música de Badi Assad, para exibição na MTV. CPB 7007266

Histórias de um Brasil Alfabetizado

(2006)

Parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – SECAD/MEC, que deu origem a um documentário de 52 minutos e 20 interprogramas de aproximadamente 01 minuto e 30 segundos cada, que registram a rica experiência educacional no campo da alfabetização, em diversos Estados brasileiros, que foram empreendidas por Secretarias Estaduais, Municipais e entidades privadas na área de alfabetização. Direção de Paulo Roberto Abrantes.

Capão Redondo – Sintonia da Quebrada

(2006)

Documentário de 26 minutos, realizado a partir do prêmio da Secretaria Municipal de Cultura em 2005. O bairro do Capão Redondo, na periferia de São Paulo, concentra mais de um milhão de pessoas. História, poesia, literatura, direitos humanos, movimento operário, mutirão de moradia, ditadura militar, hip hop e cordelistas são os ingredientes deste documentário que conta a trajetória de luta deste bairro, formado por imigrantes europeus e migrantes nordestinos: pessoas que olham o passado e agem no presente para construir o futuro. CPB 8008330

A Barra Funda pede passagem

(2006)

Documentário de 26 minutos, realizado a partir do prêmio da Secretaria Municipal de Cultura em 2005. Com a colaboração dos integrantes da Escola de Samba Camisa Verde e Branca, o programa conta a história da Barra Funda a partir do início do século XX, quando a população negra se instala no bairro e o transforma em um dos berços do samba paulista. CPB 8008279

O Homem Invisível e Os Invisíveis

(2006)

Projeto premiado em 2004 pela Secretaria Estadual de Cultura do Estado de São Paulo; tem uma versão de 52 minutos com o mesmo título e uma versão cinematográfica em curta-metragem, intitulada Os Invisíveis. Dirigido por Andréa Velloso. CPB 8008307 e 8008308

Voz da Pedra

(2006)

Um documentário sobre a obra Ópera das Pedras e a artista Denise Milan. Dirigido por Malu Viana Batista e Cecília Araújo.

Letras Verdes

(2005/06)

Documentário sobre a vida e obra da poetisa pernambucana Deborah Brennand. Uma coprodução com a Mariola Filmes. Dirigido por Deborah Mendes. CPB 8009329

Iyalode – Damas da Sociedade

(2005)

Documentário sobre as mães de santo de São Paulo, com duas versões, uma de 20 minutos e outra de 52 minutos. Projeto premiado pela Fundação Palmares e desenvolvido em coprodução coma STV – Rede Sesc/Senac de Televisão. CPB 8008328

Preto contra branco

(2004)

Um dos dois vencedores paulistas do DOC TV, uma parceria da TV Cultura com produtoras independentes, financiada pelo Ministério da Cultura (MinC). Dirigido por Wagner Morales. Posteriormente, recebeu o apoio do Jan Vrijman Fund para a realização de uma versão longa-metragem, finalizada em cinema. Este documentário aborda a questão da diversidade racial através de um viés incomum e pouco provável: o universo de pessoas envolvidas em um jogo de futebol muito peculiar ocorrido todo ano na favela de Heliopólis, a maior de São Paulo.

Além dos dois prêmios já citados, foi considerado o Melhor Documentário Internacional, pelo ReelWorld Film Festival, em Toronto, Canadá. CPB 7007296

Rastro Digital – A Aventura da informática no Brasil

(2004)

Documentário de 26 minutos, vídeo institucional e clipe comemorativo de 30 anos para a empresa Cobra Tecnologia. CPB 8008568

Dança Boi, dança

(2003)

Documentário de 52 minutos sobre a festa de Parintins com seus Bumbás Caprichoso e Garantido. Foi realizado em coprodução com a produtora belga Clap D’Ort Films.

O saber tradicional

(2003)

Documentário de 52 minutos sobre a diversidade da medicina popular no Brasil, patrocinado pela Natura e exibido na TV Cultura. Dirigido por Bruno Carneiro. CPB 8008346

Mario Vargas Llosa - La Biografia

(2003)

Um documentário biográfico realizado em coprodução com Iguana Filmes, do Peru, para o canal Sogecable da Espanha.

Carregar uma Criança

(2003)

Um filme curta-metragem, dirigido por Bruno Carneiro. A família de lavradores, o caminhoneiro e o casal de jovens. Cada um tem que levar seus filhos. Elenco: Camila Mota, Laís Marques, Marcos Cesana.
Prêmios: Melhor Som no Festival Internacional de Curtas-Metragens de Belo Horizonte em 2004
Prêmio ABD e C - RJ no Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro - Curta Cinema em 2003
Prêmio Revelação no Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá em 2004

CPB 8009001

O Universo do Petróleo

(2003)

Série de seis documentários de 30 minutos, uma coprodução com a TV PUC. A série mostra os mais diversos aspectos da relação entre o Brasil e o petróleo. Dirigida por Philippe Barcinski e Wagner Morales. CPB 8008536

O Paraíso na Outra Esquina

(2002/2003)

Feito para o canal Sogecable da Espanha. Coproduzido com a Marcela Cúneo. Apresentado pelo escritor peruano Mario Vargas Llosa, ele foi gravado no Peru, Taiti, França e Inglaterra. O tema é centrado na nova novela do escritor sobre Flora Tristán e seu neto, o pintor, Paul Gauguin.

Paulo Coelho - O Alquimista da Palavra

(2001)

Feito para o canal People & Arts (BBC e DCLA) sobre a vida e obra do escritor brasileiro, dirigido por Marcelo Gomes É o próprio Paulo Coelho quem nos conduz através de sua trajetória, partindo da infância, passando pelo trabalho como compositor pop e discutindo sua consolidação como fenômeno literário mundial. O documentário acompanha o cotidiano de Paulo Coelho no Brasil e em viagens ao Irã e à Espanha, além de trazer depoimentos de críticos, escritores, leitores, familiares e amigos do escritor. CPB 08008695

Nordeste feito à Mão

(2001)

Uma série de 11 documentários com objetivo de divulgar a riqueza da produção artesanal nordestina. Direção geral de Adelina Pontual. Os primeiros 09 programas visitam todos os estados nordestinos, apresentando artesanatos em diferentes materiais:

Artesanato em Cerâmica
Artesanato em Madeira
Artesanato de Rendas e Bordados
Artesanato com Palha e Fibras Naturais
Artesanato de Jóias e Adornos
Artesanato de Tapeçaria e Tecelagem
Artesanato Gráfico e com papel
Artesanato do Folclore
Artesanato de Brinquedos
Pernambuco Feito à Mão
Nordeste Feito à Mão

CPB 8008922

Filhos do Sol

(2001)

Sobre a imigração japonesa na América Latina, produzido para o People+Arts com apoio da Fundação Japão, dirigido pela Marcela Cueno. Tendo como foco Brasil e Peru, o programa explora a motivação das primeiras ondas migratórias, o impacto da Segunda Guerra Mundial nestas colônias e as ondas migratórias no pós-guerra. Finalmente, aborda a inversão deste fluxo migratório na década de 80, quando descendentes de japoneses no Brasil e no Peru voltam ao Japão em busca de prosperidade. Foram entrevistados imigrantes da primeira geração e seus descendentes, além de especialistas, como Célia Oi e Amélia Marimoto. Foi finalista do Emmy Awards, 2002 e do New York Festival, 2003. CPB 8008838

 

Expresso Brasil

(1ª fase – 1997 e 2ª fase – 2001), 1ª fase – 1997 e 2ª fase – 2001)

Uma série de 27 documentários, produzida para a TV Cultura, com o patrocínio da Telesp e Petrobras. Cada programa mostra as peculiaridades culturais de cada Estado brasileiro, a partir do ponto de vista de uma importante personalidade cultural local. Dirigida pelos seguintes diretores: Marcelo Gomes, Hilton Lacerda, Ulisses Andrade, Helder Aragão, Philippe Barcinski, Bruno Carneiro, Rogério Soares e Clara Ramos. CPB 8008735 e 8008541

Os Brasileiros

(2000)

Produzida para o Discovery Channel, explora a multiplicidade de culturas e raças que caracterizam o povo brasileiro. É o primeiro documentário a investigar a história desta rica mistura – envolvendo nada menos do que quatro continentes: América, África, Europa e Ásia – que é o Brasil de hoje. Foi finalista do International Emmy Awards e considerado um dos oito melhores documentários de antropologia em todo o mundo no ano 2000. Dirigida por Marcelo Gomes. CPB 08008921 e 08008359

 

Oscar Niemeyer | O Arquiteto do Século

(2000)

Durante o programa, Niemeyer, um dos mais importantes arquitetos do século XX, fala de sua vida dedicada à arquitetura. O documentário viaja através do Brasil e Europa, para mostrar os mais importantes trabalhos do arquiteto. Foi finalista do Emmy International Awards na categoria de Documentário de Arte, sendo considerado um dos 8 melhores documentários do ano 2000. Recebeu 13 prêmios internacionais. Dirigido por Marcelo Gomes e Marc-Henri Wajnberg. CPB 08008737

Mestres de Ofícios

(1998)

Série de 12 documentários que exploram a atividade
artesanal em diversos estados brasileiro, patrocinada
pelo Sebrae Nacional e veiculada pela TV Cultura, TVE
e TV Futura. Dirigida pelos seguintes diretores: Claudio
Assis, George Moura, Germano Coelho, Hilton Lacerda,
Luis Saldanha e Marcos Menescal.

Episódios:
Metal na Bahia
Barro em Pernambuco
Madeira em São Paulo
Pedras em Minas Gerais
Arte Plumária em Mato Grosso
Fibras no Paraná
Palha no Amazonas
Borracha no Pará
Couro no Rio Grande do Sul
O Artesanato do Carnaval no Rio de Janeiro
Conchas no Espírito Santo
Renda no Ceará

CPB 8008554

Universo da Cultura

(1998)

Série de 30 programas sobre os mais variados campos de atividade ligados à cultura. Foi veiculada por TV Cultura, TVE e Canal Universitário. Os diretores foram Fernando Ramos, Hilton Lacerda, Helder Aragão e Marcelo Gomes. Os episódios são costurados por entrevistas com mais de 200 personalidades do cenário cultural brasileiro, como a atriz Fernanda Montenegro, o diretor de fotografia Afonso Beato, a cantora Elza Soares, o produtor musical Carlos Eduardo Miranda, o pintor Aguillar e o arquiteto Paulo Mendes da Rocha, para citar apenas alguns. CPB 14022034